apresentação

A 2ª Mostra Piranhão de Cinema, com a temática “MARGEM”, propõe uma reflexão profunda e multifacetada sobre os espaços limítrofes da sociedade e do cinema. A escolha dessa temática não é apenas simbólica, mas uma celebração das bordas e fronteiras – sejam elas geográficas, sociais ou culturais – que são muitas vezes negligenciadas ou marginalizadas.

“MARGEM” se desdobra em uma exploração dos rios e suas beiradas, das linhas que dividem nações e das zonas férteis e criativas que existem além do mainstream. Essa confluência busca investigar os caminhos que levam as narrativas visuais até aqui — o nosso cinema nacional, nordestino, piranhense.

O homenageado da Mostra Piranhão de Cinema 2024 é Nêgo Bispo, teórico e quilombola fundamental para o pensamento contemporâneo. Sua contribuição inestimável e revolucionária abre debates, explora sentidos e conversa com a nossa forma de ser sujeito e ser coletivo. 

A presente edição, a partir do conceito de Nêgo Bispo sobre “começo, meio, começo”, entende que a margem é um ponto de partida contínuo, uma zona fértil de inícios permanentes, onde cada fim é também um novo começo. Na visão de Bispo, a linearidade do tempo ocidental – começo, meio e fim – é substituída por uma ciclicidade que valoriza o eterno retorno, o renascimento e a regeneração.

Neste contexto, a Mostra Piranhão se propõe a trazer à luz essas histórias e experiências, enfatizando a importância de dar voz e visibilidade àqueles que vivem e criam nas bordas, onde cada narrativa é um recomeço e cada filme é um renascer de ideias e perspectivas.




Inscrições

curadoria

Design sem nome

Amanda Drumont

Renata Fortes

wes

Weslley Oliveira

CAROL MATIAS

Dacia Ibiapina

PHOTO-2023-12-08-14-31-33

Milena Rocha

zona crítica

FMJr diretor ESTALOS

Monteiro Jr

WhatsApp Image 2024-07-09 at 11.02.09

Carolina Maria